cartaz_STH1logo_stj

Quadro a Quadro Finalização e o filme Somos Tão Jovens


Abril de 2013


Por Dirceu Lustosa
Sócio-diretor

A Quadro a Quadro Finalização foi responsável por uma série de serviços que deram suporte para a realização do filme Somos Tão Jovens, de Antonio Carlos da Fontoura. Sob a coordenação de Dirceu Lustosa, já em outubro de 2010 as primeiras idéias eram desenhadas em reuniões com o diretor e os primeiros integrantes da equipe.

Durante a pré-produção foram definidas as características técnicas do filme e foi formatado um desenho de pós-produção, que orientou não só a produtora do filme, Letícia Fontoura, da Canto Claro Produções, mas todos os departamentos técnicos, iniciando uma interação colaborativa que acompanhou todo o processo até o resultado final. Esta integração permitiu um alto grau de sinergia entre os departamentos, poupando energia geralmente desperdiçada com decisões de visão curta ou que não avaliam todas as variáveis do processo antecipadamente.

Ao longo de 2 anos este desenho foi seguido, e conduziu a realização do filme por um caminho seguro, de altíssima qualidade técnica, mesmo com todos os desafios que o filme se propôs a enfrentar, como por exemplo a gravação multipista ao vivo e em cena de todas as bandas formadas pelo elenco do filme, sem uso do recurso de playback. Trabalho este conduzido pela equipe de Carlos Trilha, o diretor musical do filme.

Carlos Trilha, Fontoura e Dirceuscan na quanta post
aprovando trilha sonora: Fontoura, Dirceu e Carlos Trilha; scanner NortLight da Quanta Post


Para este filme, a escolha de filmar em 35mm foi a mais acertada, e proporcionou a melhor qualidade possível no registro das imagens, qualidade esta que foi preservada ao longo de todo o processo de scan em LOG 2K realizado pela Quant Post, parceira de pós-produção de imagem do filme. O uso de câmeras 3-perf Aaton Penélope proporcionou uma redução no custo de negativos. Como parte do plano inicial, fizemos o telecine offline no Mega Finish diretamente em arquivos de imagem em High-Def no formato Apple PRORES HQ. Não usamos fita neste filme. Ao longo de toda a filmagem, todo material recebido em HDs de transito era armazenado em sistemas de backup duplicados e criptografados.

Durante todo o período de montagem, realizada pelo montador Dirceu Lustosa na ilha de edição da Quadro a Quadro Finalização no Rio de Janeiro, o diretor teve à disposição uma sistema de projeção em alta-definição de última geração e som surround. Também foi configurado um sistema espelhado de mídias e uma ilha adicional instalada no escritório da produtora Canto Claro Produções, que remotamente poderia ser atualizado de forma a permitir visionamento e outras avaliações por parte do diretor e produtor. A plataforma de trabalho da montagem foi em computadores Apple usando Final Cut Pro.

 

Fontoura, Marco e DirceuRodrigo e Dirceu
Correção de cor na Quanta Post: Fontoura, Marco e Dirceu; Mixagem na Delart com Rodrigo e Dirceu


Quando a montagem terminou, foi dada a largada na etapa de pós-produção, e os serviços foram divididos da seguinte forma: a edição de som ficou a cargo da Orbita Sound Design, sob supervisão de Carlos Trilha, com edição de Fernando Morello; o scan, o conform, o color grading (correção de cor), os efeitos, o color science, e a masterizacão em DCP ficaram sob a responsabilidade da Quant Post, dirigida por Hugo Gurgel e Gui Ramalho, e com a coordenação de Marcelo Aprile. O print to film 35mm foi realizado nos laboratórios da Technicolor, em Los Angeles. A mixagem ficou a cargo de Rodrigo Noronha e Denilson Campos, que pre-mixaram no Solo Áudio Estúdio, ficando a mixagem final e o Print Master Dolby para o Delart Studios. Tivemos ainda o Orbita Studios cuidando de toda música do filme, tanto a gravada ao vivo quanto a original composta em especial para o filme. A arte dos créditos ficou a cargo de Antonio Falaschi Pimenta, da Pimenta Design.

Durante todo este processo, a Quadro a Quadro Finalização ficou responsável por supervisionar e acompanhar todas as equipes e processos, funcionando como uma central de onde partiam todas orientações e providências e para onde as contribuições convergiam, alem de oferecer total suporte para o diretor e a produção, com soluções variadas como por exemplo pré-visualizações de efeitos, workflow para mídia criptografada para equipe de edição do trailer (conduzida pela Karen Levy da MovieTrailer), estação de color grading Da Vinci configurada para operação remota pelo colorista Marco Oliveira diretamente da Quanta Post em São Paulo; conformação de som para a edição do trailer e pré-mixagem do mesmo, etc. E também sessões especiais para convidados e parceiros do filme, como a família de Renato Russo, Dado Villalobos, integrante da Legião Urbana, patrocinadores, e agencias, que puderam assistir em primeira mão o filme em full HD.

 

Rodrigo Fontoura e DirceuFontoura, Dado Villa-Lobos e Dirceu

Na Delart, Rodrigo, Fontoura e Dirceu; na Quadro a Quadro Finalização, Fontoura, Dado Villa-Lobos e Dirceu


Uma visão geral dos serviços prestados:


-Desenho de Pós-produção
-Coordenação de Pós-produção
-Supervisão de Pós-produção
-Segurança de dados, criptografia e espelhamento
-Preparação de montagem/decupagem/ordenação
-Montagem
-Configuração de ilha de edição duplicada também nas instalações da produtora Canto Claro para visionamento e avaliações.
-Suporte na avaliação e escolha de prestadores de serviços de pós-produção parceiros do projeto
-Integração com equipe de edição de som, realizada pelo Órbita Stúdio.
-Integração com equipe da Quanta Post, na finalização de imagem online
-Soluções de criptografia e anti-pirataria para transito de copias de avaliação durante montagem
-Montagem de estrutura local (Rio) para DaVinci Remote Color grading em 2K em link direto da Quanta Post em São Paulo
-Conformação do trailer editado pela MovieTrailer, geração de EDL/guias
-Edição de som do trailer online e premix em 5.1
-Sessões em projeção digital High-Definition para convidados e apoiadores do filme.

 

 

Assista ao trailer do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=xa3izIueaE4

 

contato:

mail to Dirceu Lustosa

 

Outros trabalhos realizados na Quadro a Quadro Finalização

 

Imagens em Licença CC BY-2.0